sábado, 6 de março de 2010

Aos meus amigos

É...
Amanhã completa sete dias desde o sarau de despedida de dois grandes amigos. Lamento não ter podido postar algo a respeito no decorrer da semana, mas espero que ainda esteja em tempo.

Foi um entardecer incrível, com textos incríveis, interpretações incríveis, enfim, tudo tão incrível quanto ambos. Não esperava ter me entristecido naquela ocasião, estávamos todos felizes por estar ali, juntos, admirando a arte, a poesia, a boa música.
Mas em um último momento, quando um deles resolveu ler uma crônica do jornalista Paulo Santana, que fala sobre amizade dizendo lá pelas tantas: “Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles. A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade. E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências (...) Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos...” eu não agüentei, só ali eu percebi o que estava acontecendo, eles estavam se despedindo, entendi que aquele seria nosso último momento juntos por um bom tempo, eu chorei. Nossa! Como chorei. Chorei ainda, muito tempo depois de ter saído do bar. Chorei quando cheguei em casa, chorei antes de dormir, chorei., chorei de saudade adiantada deles, e toda a saudade dos amigos que já foram embora há masi tempo. Lá no sarau, um deles vendo minhas lágrimas ainda exclamou: Ramona! Mas tu é a forte da turma. Coisa nenhuma, querido, porque como Paulo Santana, eu suporto tudo, menos estar distante dos meus amigos.
A bem da verdade sei que não foi só por isso que chorei, foi por muito mais, foi de alegria por saber que os dois estão com sonhos, que eram distantes, na palma das mãos agora. Chorei porque sei que a despensa e o pote de balas de goma lá de casa vão ficar por um bom tempo cheios sem meu “irmão de pura rebeldia” por perto para acabar com eles. Sei que vou sair pra rua nas sextas a noite e nenhum cara todo escabelado, de all star rasgado e mochila vai vir filosofar comigo (Só digo assim: não digo nada). Eu sei que nos meus momentos de maior desequilíbrio, como hoje, não vou ter um doido insano do meu lado pra me botar no prumo.
Sim, parece contraditório, mas é verdade, ainda que seja uma verdade antagonica: aquele doido é meu equilíbrio. Sim, você deve estar se perguntando “ porque tanto drama Srta. Ramona”? É, eu sei que de vez em quando eles virão, visitarão a família, os amigos mais chegados antes de irem embora outra vez, mas pessoas como eles a gente quer sempre por perto. Eu, aliás, preciso ter sempre por perto. Eu sabia que sentiria falta, mas já estou sentindo de fato que essa falta é bem maior do que eu pensava. Pois é, agora estão os dois a cerca de 360km daqui, cheios de novas atividades, próximos de novos amigos, novas “indiadas”, novas histórias e aventuras para viver e contar. Eu estou a cerca de 360km longe de usar a maquiagem Sommer outra vez...hehehehe (escrevi isso só pra ver se eu paro de chorar, mas não adiantou. Por essa praga eu até suporto um olho roxo) Chego à conclusão de que Rolante, por mais que a gente o ame, ficou mesmo muito pequeno pra nós, pequeno pros nossos sonhos, planos. Eu fui a única que ficou e tenho que aprender a conviver com a saudade de quem se mandou seja pra Malásia, seja pra Novo Hamburg ou ainda pra Santa Maria. O fato é que muito além da saudade, sinto orgulho de todos eles e torço todos os dias, todos os minutos por eles e para que sejam sempre, sempre e cada vez mais felizes e realizados, como éramos quando estávamos todos aqui, juntos, saindo da escola com as mochilinhas nas costas e tirando o sossego de todo mundo por aqui.

Geison, Ander, Dominha, Carol, Mari.... amo vocês.



3 comentários:

  1. aaaaaaa sua vacaaaaa!!!! Que saudade moça!!! Só não chorei pq tava na biblioteca de Santa Maria pegando internet de gratis!!! hehehe

    Te amo muito moça e pode deixar que assim que eu for para Rolante eu vou até ai esvaziar o teu pote de goma! hehehe
    E ainda por cima vou chegar na hora da janta! hasuehuasehuas

    Bjuu, te amo demais.

    ResponderExcluir
  2. Ai Mona!!!

    não sei o que dizer!!
    mas não são apenas os que ficam que sentem essa saudade entecipada!! Doi ficar longe dos amigos mesmo pra quem parte!!
    Conte sempre comigo!!!
    TE AMO sua maluca!!

    Bjo Bjo Bjo

    ResponderExcluir